São Paulo - A Copa do Brasil é a segunda competição mais importante do futebol no país, só perdendo para o badaladíssimo Campeonato Brasileiro. É tida como o torneio mais democrático do país e reúne participantes de todo o território nacional, incluindo clubes de 26 estados e do Distrito Federal. O torneio tem como parâmetro as competições disputadas na Europa, como a Copa da Inglaterra e a Copa do Rei da Espanha.
Com início em fevereiro, a Primeira Fase foi realizada a partir do dia 8. Dos 80 clubes participantes nesta etapa, destacaram-se as equipes dos estados de Mato Grosso e Tocantins, que tiveram 100% de aproveitamento.
O Sport Recife, único clube do Nordeste campeão da Copa do Brasil (em 2008), é um dos favoritos para chegar às fases finais da competição, segundo as estatísticas do futebol brasileiro. Este clube marcou presença na partida de estreia da competição quando, em jogo único, eliminou o CSA, por 4 a 1. Com nomes como Diego Souza, Rithely e Durval, o Sport também eliminou, na Segunda Fase, o Sete de Setembro, por 3 a 0, e agora, enfrentará o Boavista.
Outros campeões, contudo, não tiveram a mesma sorte: vencedor do troféu em 1999, o Juventude foi eliminado na Primeira Fase com derrota para o Murici.
Campeões na briga!
Orlando City decepcionou nas arquibancadas e melhor marca acabou sendo do novato Atlanta United
Leia a notícia completaO campeão brasileiro Palmeiras tenta minimizar a perda da revelação Gabriel Jesus, que foi para o futebol europeu, com os reforços de Michel Bastos, Hyoran, Keno, Raphael Veiga e Guerra e do volante Felipe Melo, jogador que disputou a Copa do Mundo de 2010 pela Seleção Brasileira.
Já o Flamengo, que na campanha de 2013 foi o campeão que mais jogos disputou em uma única edição da Copa do Brasil, também reforçou o elenco com estrangeiros de nome: o colombiano Orlando Berrío e o peruano Miguel Trauco, que são titulares nas seleções de seus respectivos países.
O Santos, por sua vez, trouxe o zagueiro Cléber e os atacantes Bruno Henrique e o colombiano Wladimir Hernandez como reforços para a temporada.
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com nove títulos. Logo depois vem o Rio Grande do Sul, com sete conquistas (cinco do Grêmio, um do Internacional e um do Juventude), contra cinco de Minas Gerais (quatro do Cruzeiro e um do Atlético) e Rio de Janeiro (três do Flamengo, um do Fluminense e um do Vasco). Pernambuco (Sport Recife) e Santa Catarina (Criciúma) possuem uma conquista cada na competição.