Paraná - A Federação Paranaense de Futebol (FPF), se fosse um automóvel, estaria na contramão e prestes a ser multada ou causar um grave acidente. Enquanto as outras entidades alteraram seus regulamentos e simplificaram seus Estaduais por conta da Copa do Mundo, a FPF complicou o Campeonato Paranaense 2018 ao implantar uma discutível fórmula de disputa que lembra o Cariocão de anos passados. A tabela completa, o regulamento e o simulador de jogos do Paranaense já estão no Sr. Goool. (Clique na imagem abaixo para conferir tudo do Paranaense ou clique em "campeonatos" e mude o select de ano para 2018!)
O Estadual do Paraná tinha um regulamento simples com Primeira Fase e mata-mata, ideal para o calendário enxuto da próxima temporada. Mas a FPF resolveu mexer em tudo. Em 2018 serão dois grupos em disputas com Primeira Fase, semifinal e final. Serão dois turnos, ou melhor, duas taças como a FPF apelidou suas fases. O Cariocão dos últimos anos também era assim com fases de grupos e campeões diferentes. A fórmula, contudo, sempre foi muito rejeitada por técnicos, jogadores e torcedores.Além das duas taças com fases de grupos e mata-mata, o Paranaense ainda poderá ter mais uma final caso dois clubes diferentes vençam as taças. A responsabilidade pelo novo formato, contudo, não é apenas da FPF. A entidade precisa da anuência dos clubes. Falando neles, o atual campeão Coritiba irá estrear em casa contra o Prudentópolis. O Coxa também terá a força da sua torcida no Atle-Tiba da 4ª rodada da Primeira Taça.
Antes do clássico, porém, o Atlético Paranaense será mandante em sua estreia contra o Maringá. O Tricolor foi um dos clubes que conquistaram o acesso. O outro foi o União que receberá, em casa, o Paraná, animado pelo acesso na Série B do Brasileirão. Maringá e União pegaram as vagas dos rebaixados PSTC Procopense e JMalucelli. O novo Estadual terá início em 21 de janeiro.
Primeira Fase superou a média de 40 mil pagantes pela segunda temporada seguida
Leia a notícia completaCaso dois clubes vençam as Taças, o Paranaense ainda terá uma final com jogos de ida e volta. O dono da melhor campanha, levando em conta apenas a pontuação na fase de grupos da Primeira e da Segunda Taça, poderá decidir em casa. Se houver empate no número de pontos e saldo de gols, a decisão será nos pênaltis. Agora, se um mesmo clube vencer o turno e o returno será declarado campeão estadual. Enquanto isso, os dois piores colocados na somatória dos pontos serão rebaixados à 2ª divisão.