São Paulo - A Internazionale assinou um acordo com a casa de apostas asiática HTH em uma parceria polêmica. Afinal, a Itália tem um histórico de ser extremamente restrita quanto ao patrocínio de times de futebol por parte de sites com jogos de azar.
No dia 18 de agosto de 2022, a Internazionale publicou, em seu site oficial, um comunicado de que a HTH se tornou a sua nova parceira na Ásia. A HTH é uma das maiores casas de apostas do continente asiático. Segundo o comunicado no site da Inter de Milão, a HTH está envolvida em esportes há muitos anos.
Incapacidade financeira é um dos motivadores
Um dos motivos que explica a chegada da HTH entre os patrocinadores da Inter de Milão é o fato de o time italiano ter encerrado a sua parceria com a empresa DigitalBits. Segundo a própria Internazionale, a DigitalBits não foi capaz de honrar com os seus compromissos financeiros com o clube.
A Internazionale não é o único time italiano que tem parceria com sites do gênero de jogos e apostas esportivas. Recentemente, equipes como Torino FC, Lazio, Fiorentina e Roma também entraram na lista de times que têm parceria com a empresa PlanetPlay365, a qual também atua no ramo de jogos e apostas esportivas.
Legislação restritiva quanto a parceria de clubes e sites de jogos
A parceria entre HTH e a Inter de Milão vai contra as diretrizes legais da Itália quanto ao patrocínio de sites de apostas e jogos para eventos esportivos. No dia 1º de janeiro de 2019, as autoridades italianas baniram a atividade de empresas do ramo de apostas e jogos para eventos esportivos.
Isso inclui o fato de os sites de jogos e apostas não terem espaço para publicidade física também dentro do território italiano. Apesar das restrições, a Inter de Milão parece não ter dado muita importância a ela e, mesmo assim, firmou o seu acordo com a nova patrocinadora para o seu time.
HTH também investe no futebol inglês
Além de ter parceria com a Inter de Milão, a HTH também investiu em um patrocínio ativo com o clube inglês Manchester United. Apesar de o patrocínio ainda não ter ganhado tanta força, as investidas do site de apostas e jogos online mostra que ele está destinado a ganhar mais espaço no futebol europeu.
Enquanto isso, o Brasil segue o mesmo caminho. Afinal, diversos clubes brasileiros contam com patrocínio de sites de apostas e jogos online. Sites como Betano, Pixbet e Galera.bet aparecem como marcas que investiram na publicidade dentro do território brasileiro, sendo todas muito bem cotadas em sites que avaliam essas marcas, como este comparativo de sites de apostas de futebol.
Diferentemente da Itália, o Brasil não tem uma legislação que limite, de alguma maneira, o patrocínio de sites de apostas e jogos online para com eventos esportivos e times de futebol. No entanto, o exemplo dos países europeus pode servir de base para que as autoridades brasileiras descubram as melhores medidas para definir restrições quanto à publicidade de sites de apostas seguros para apostadores brasileiros.