Minas Gerais - O Cruzeiro pode entrar para a história como o clube a garantir o acesso à elite do Brasileirão com mais rodadas de antecedência desde que a Série B passou a ser disputada em pontos corridos, em 2006.
Líder isolado, com 65 pontos, o Cruzeiro precisa de uma simples vitória sobre o Vasco da Gama, nesta quarta-feira, no Mineirão, para garantir o acesso matemático. A partida está marcada para as 21 horas.Se confirmar o acesso, o Cruzeiro vai quebrar o recorde de Corinthians, Portuguesa e Palmeiras, que garantiram o acesso à elite com seis rodadas de antecedência em 2008, 2011 e 2013, respectivamente.
Os comandados do uruguaio Paulo Pezzolano ainda miram outro recorde: fazer a melhor campanha desde que a Série B passou a ser disputada neste formato. A missão não é fácil, pois o Corinthians somou 85 pontos em 2008. Ou seja, a Raposa precisa conquistar 21 dos 24 pontos em disputa.Para isso, o Cruzeiro aposta no ótimo desempenho como mandante. As 13 vitórias e os dois empates em 15 jogos dão um aproveitamento de 91%. O time celeste faz mais quatro partidas diante da sua torcida até o fim do campeonato.
Independente se vai conseguir quebrar recordes ou não, o Cruzeiro de 2022 está muito próximo de atingir o seu principal objetivo: o acesso à elite. Rebaixado pela primeira vez em sua história, a Raposa disputa a Série B desde 2020.