São Paulo - Reta final das oitavas de final na tradicional Copa do Brasil de Futebol, considerada uma das competições mais democráticas, já que 80 clubes disputam o título. Entenda melhor como está sendo essa etapa e quais as previsões no afunilamento da edição de 2025.
Relevância
Antes de mais nada é importante destacar a importância da Copa do Brasil. Disputada de fevereiro a novembro, reúne times do país todo, incluindo os vencedores e aqueles que se destacaram em campeonatos regionais e estaduais, além do campeão da Série B e o campeão da edição anterior. Junto com o Brasileirão, é uma das maiores e mais rentáveis competições do Brasil e seu título vale inclusive uma vaga na Libertadores.
Oitavas de final
Antes das previsões, é importante entender o regulamento da Copa do Brasil e como chegamos até as oitavas de final. Nesta fase 16 equipes estão disputando ponto a ponto com jogos de ida e volta. No jogo de ida tivemos vitória do São Paulo em cima do Athletico-PR por 2 a 1, o Atlético-MG superando o Flamengo por 1 a 0, o Bahia levando a melhor por 3 a 2 em uma disputada partida contra o Retrô, o Fluminense levando a melhor contra o Internacional por 2 a 1, o Corinthians surpreendendo o Palmeiras por 1 a 0, o Botafogo confirmando a boa fase na vitória por 2 a 0 contra o Bragantino e os empates nas partidas entre Cruzeiro e CRB, e CSA e Vasco, ambas terminando sem gols.
Favoritos ao título
Apesar de ainda estarmos no início do segundo semestre, os especialistas já apontam os favoritos ao título da Copa do Brasil, levando em consideração a fase que enfrentam em um panorama geral entre todos os campeonatos disputados. E quem está melhor na fita até o momento? O campeão da última edição, Flamengo, dispara como um dos favoritos, junto com o Palmeiras. Apesar do alviverde ter decepcionado no ano passado, sendo eliminado nas oitavas de final, o time vem apresentando uma equipe concisa em campo que vai buscar pelo pentacampeonato. Cruzeiro e Botafogo também aparecem na lista. O time carioca investiu pesado em contratações e sua chamada reconstrução vem sendo vista com bons olhos. O mesmo caso em relação ao Cruzeiro, que vem brigando pela liderança no Campeonato Brasileiro e mostrando um excelente futebol em campo.
Os vencedores do duelo desta semana vão ficar sabendo quem enfrentarão na próxima fase apenas após o sorteio da CBF, que ainda não foi definido. Os duelos serão realizados na semana de 27 de agosto e 11 de setembro. As semifinais acontecem nos dias 5 e 19 de outubro e as finais em 2 e 9 de novembro.
Até lá, muitos fatores podem ajudar a trilhar o caminho até a glória e conquista do título. Fatores como lesões em outros jogos, novas contratações e até o financeiro podem influenciar no desempenho dos clubes e mudar o cenário. O que se espera da Copa do Brasil até lá são disputas com resultados que podem surpreender, fator este que garante um entretenimento de alto nível aos amantes do futebol.