Portal Eventos
CONMEBOL Recopa
Em 12 de fevereiro de 2015 às 00:26

River Plate conquista inédito título da Recopa Sul-americana e faz história

Clube argentino se tornou o sexto clube a vencer os três principais torneios da América do Sul

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - O River Plate fez história, nesta quarta-feira, ao vencer novamente o rival San Lorenzo, em Buenos Aires, por 1 a 0, e conquistar pela primeira vez o título da Recopa Sul-americana. Os Millonarios haviam ganho o jogo de ida, por 1 a 0. O River Plate passou a ser o sexto clube a ter conquistado os três principais torneios da América do Sul.

 Campeão pela primeira vez da Recopa Sul-americana, River Plate entrou para uma seleta lista!
O título da Recopa só foi possível por causa da também inédita conquista da Copa Sul-americana, ganha na temporada passada em cima do maior rival Boca Juniors. Além destes dois torneios, o River Plate ainda ostenta os títulos da Libertadores de 1986 e 1996. Só River, Boca, Independiente, LDU, Internacional e São Paulo já faturaram estas três competições sul-americanas.

Sem falar que o clube de Buenos Aires fez valer o histórico da Recopa Sul-americana. Desde que o torneio adotou a fórmula com jogos de ida e volta, em 2005, apenas duas vezes o vencedor da primeira partida não ficou com o título. O River Plate não deixou escapar a vantagem inicial e garantiu a volta olímpica.

História!
A Recopa surgiu em 1989 com duelos entre os campeões da Libertadores e da Supercopa. Em 1991, o Olímpia venceu as duas competições e foi declarado campeão da Recopa. Mas o mesmo não aconteceu com o São Paulo em 1993.

A CONMEBOL indicou o Botafogo - campeão da Copa CONMEBOL - para enfrentar o Tricolor paulista que seria campeão da Recopa. O torneio ficou sem ser disputado entre 1999 e 2002. Com a criação da Copa Sul-americana, a Recopa voltou com tudo em 2003.

Desde a criação da Copa Sul-americana, em 2002, houve 13 confrontos entre os campeões da América do Sul. Os vencedores da Libertadores conquistaram oito vezes a Recopa, contra cinco dos campeões da Copa Sul-americana. A vantagem da Libertadores também é vista se for levado em conta todos os duelos da Recopa.

Entre 1989 e 1998, a CONMEBOL tinha a Supercopa. Juntando os campeões da Supercopa e da Copa Sul-americana são 23 edições da Recopa, com 15 vitórias dos campeões da Libertadores e oito dos outros dois torneios.