São Paulo - A Série D do Campeonato Brasileiro é conhecida por ser democrática, afinal, reúne clubes dos 26 Estados e do Distrito Federal. Mas quando se trata de acessos e, principalmente, títulos, a última divisão nacional é bem restrita, como mostrará o Sr. Goool nesta sexta-feira. Em seis edições, a Série D contabiliza acessos de 16 Estados e títulos de só cinco partes do país.
Enquanto isso, os Estados do Pará (São Raimundo), Ceará (Guarany), Tocantins (Araguaína), Mato Grosso (Cuiabá), Maranhão (Sampaio Corrêa), Goiás (CRAC), Paraíba (Botafogo), Paraná (Londrina) e Sergipe (Confiança) acumulam um acesso cada na última divisão nacional.
Em relação aos títulos, os mineiros também aparecem como recordistas. O Tupi foi campeão em 2011, enquanto o Tombense é o atual vencedor da Série D. Enquanto isso, o São Raimundo, do Pará, foi o primeiro campeão da nova divisão do Brasileiro. A lista dos Estados campeões ainda tem Paraíba (Botafogo), Maranhão (Sampaio Corrêa) e Ceará (Guarany).
Nesta temporada, porém, nenhum dos seis campeões da divisão irá disputar a Série D. Vencedor do torneio em 2014, o Tombense jogará a Série C, assim como Botafogo, campeão em 2013, e Tupi, vencedor de 2011. O Sampaio Corrêa, campeão em 2012, está na Série B. Já Guarany, vencedor de 2010, e São Raimundo, campeão em 2009, não terão calendário no segundo semestre.
Curiosidades!
Os Estados de Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo terão o maior número de representantes - três cada. Bahia, Paraíba, Pernambuco, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul contarão com dois clubes cada, enquanto os outros Estados terão apenas um representante na última divisão nacional.
O Sr. Goool acompanhará todos os detalhes da Série D. Tabela e simulador já estão no ar. O torcedor internauta ainda terá classificação interativa, estatísticas, curiosidades, ranking de público e renda e muito mais.
Regulamento:
Os 40 clubes serão divididos em oito grupos com cinco representantes cada. Dentro dos seus próprios grupos, os clubes jogarão em partidas de ida e volta. Os dois melhores colocados de cada grupo se classificarão às oitavas de final. O mata-mata será definido em jogos de ida e volta. Os quatro melhores colocados conquistarão o acesso à Série C. Os finalistas ainda brigarão pelo título da Série D.