Distrito Federal - Campeonato Estadual pressupõe que os clubes na disputa serão daquele Estado. Mas não é isso que acontece na salada mista do Distrito Federal. Na edição 2016, o Candangão terá um terço dos clubes de outros Estados. Nesta sexta-feira, o Sr. Goool traz a tabela completa e o simulador.
Por conta da proximidade de algumas cidades goianas e mineiras em relação ao Distrito Federal, a Federação Brasiliense de Futebol (FBF) permite a adesão destes "intrusos". Dos 12 clubes do Estadual 2016, quatro serão de outros Estados. A novidade é o goiano Planaltina que conquistou o acesso.O clube da cidade homônima se juntará a Formosa e Luziânia, ambos de Goiás, e ao mineiro Paracatu. O Luziânia, por sinal, foi campeão do Campeonato Brasiliense, em 2014, se tornando o primeiro clube de outro Estado a vencer a competição.
Além do Planaltina, o Taguatinga também conquistou o acesso. A dupla pegou as vagas do rebaixado Atlético Ceilandense e do Samambaia, que desistiu do Estadual 2015. O Taguatinga estreará, fora de casa, contra o Brasília. Já o Planaltina desafiará o Gama, atual campeão do Distrito Federal. O Campeonato Brasiliense começará em 30 de janeiro.
Silas Monteiro / GamaGama começará a defesa do título no Candangão 2016 em casa e contra um dos novatos!
Os 12 se enfrentarão em jogos apenas de ida. Os oito melhores colocados se classificarão para o mata-mata. Por outro lado, os dois piores colocados serão rebaixado à 2ª Divisão. As quartas de final, semifinal e final serão disputadas em jogos de ida e volta. Em caso de empate no número de pontos e saldo de gols, a decisão será nos pênaltis.
O campeão terá vagas na Série D 2016 e na Copa do Brasil e Copa Verde 2017. O vice-campeão ficará com vagas na Copa do Brasil e Copa Verde 2017.