Portal Eventos
Primeira Liga
Em 04 de janeiro de 2016 às 02:34

À frente dos bichos-papões, Sporting poderá encerrar longo jejum na Primeira Liga

Hoje líder, clube de Lisboa não vence o Campeonato Português há 14 temporadas

da Redação -

São Paulo - O Sporting deu o primeiro passo para encerrar jejum de 14 anos sem vencer a Primeira Liga. Terceiro maior campeão do Campeonato Português, o Sporting está a frente dos bichos-papões Benfica e Porto, que se dividiram na conquista dos títulos do Nacional nas últimas temporadas. A caminhada, porém, é longa e o clube de Lisboa não poderá se assustar no meio do caminho.

 Sporting não só está a frente de Porto e Benfica como ainda venceu os rivais na Primeira Liga!César Santos / SportingSporting não só está a frente de Porto e Benfica como ainda venceu os rivais na Primeira Liga!
Das 34 rodadas da Primeira Liga, o Sporting realizou 15 e acumula 38 pontos. Aproveitamento de 84,4%. São 12 vitórias (seis em casa e seis fora), dois empates (um como mandante e outro como visitante) e só uma derrota longe da torcida, além de 26 gols a favor e apenas sete contra (melhor defesa).

Os rivais, porém, estão logo atrás. O Porto que, desde o último título do Sporting, venceu a Primeira Liga em nove oportunidades, aparece na vice-liderança com 36 pontos, dois a mais do que o atual bicampeão Benfica. Diante do líder, o Porto apanhou, fora de casa, por 2 a 0, enquanto o Benfica perdeu, em casa, por 3 a 0.

O Sporting não vence a Primeira Liga desde a temporada 2001/2002. Naquela oportunidade, o clube da capital superou o Boavista em cinco pontos (75 a 70). O Porto foi o 3º colocado e o Benfica ficou na 4ª colocação. O Campeonato Português é bem restrito a campeões. Apenas cinco clubes já deram a volta olímpica no Nacional.

O Benfica lidera com 34 títulos e 27 vices. O Porto está na vice-liderança com 27 conquistas, enquanto o Sporting foi campeão em 18 oportunidades. Já Belenenses e Boavista venceram apenas uma vez cada a Primeira Liga.

Para seguir a frente dos rivais, o Sporting voltará a campo na quarta-feira, às 18h15 (horário de Brasília), para encarar o Vitória de Setúbal, fora de casa, pela 16ª rodada.