Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores Masculino
Em 15 de abril de 2016 às 00:00

Com Palmeiras eliminado, Brasil sofre a oitava queda na fase de grupos da Libertadores

Verdão goleou River Plate, mas viu o Rosário Central se juntar ao Nacional na próxima fase

da Redação -

São Paulo - O Palmeiras, nesta quinta-feira, foi eliminado na Libertadores. O Verdão é o primeiro clube brasileiro a cair nesta edição. Atlético Mineiro, Corinthians e Grêmio, por outro lado, já se classificaram às oitavas de final, enquanto o São Paulo depende apenas de suas forças para carimbar o passaporte. A queda do Alviverde paulista é a oitava do Brasil na fase de grupos desde 2005.

 Palmeiras goleou o River Plate, mas ficou sem a vaga às oitavas de final da Libertadores!Reprodução / Twitter PalmeirasPalmeiras goleou o River Plate, mas ficou sem a vaga às oitavas de final da Libertadores!
A eliminação do Palmeiras aconteceu mesmo com a goleada, por 4 a 0, sobre o lanterna River Plate no Allianz Parque, em São Paulo. No outro jogo da noite, o Rosário Central bateu o classificado Nacional, no Uruguai, por 2 a 0, e avançou na liderança do grupo.

O Palmeiras repete Santo André, em 2005, e Paulista, em 2006. Estes são os clubes do estado de São Paulo já eliminados na fase de grupos do torneio mais importante da América do Sul. Para piorar, o Verdão ainda se tornou o 27º campeão da Libertadores eliminado na Segunda Fase. Só nesta edição, Peñarol, Colo-Colo, LDU, San Lorenzo e Olímpia, também campeões, foram eliminados precocemente.

No passado...
O Brasil não perde clubes na Segunda Fase desde a edição de 2014. E olha que há dois anos foram três quedas. Atlético Paranaense, Botafogo e Flamengo pararam logo nos seis primeiros desafios do torneio mais importante da América do Sul. O Flamengo, aliás, sabe muito bem o que é eliminação na fase de grupos. O Rubro-negro já havia caído em 2012.

Pior mesmo fez o Internacional. Campeão da Libertadores em 2006, o Colorado conseguiu ser eliminado na Segunda Fase em 2007. As primeiras eliminações de brasileiros no atual formato do torneio, porém, foram de clubes do estado de São Paulo. O Santo André caiu em 2005, enquanto o Paulista foi eliminado na temporada seguinte.

Campeões!
A Argentina, com 24 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU e River Plate-ARG, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro e Grêmio. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.

Regulamento:
Com 32 clubes, a segunda fase será dividida em oito grupos com quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores colocados de cada grupo passarão às oitavas de final.

MATA-MATA:
Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Nas semifinais, caso dois clubes de um mesmo país estejam classificados, as equipes obrigatoriamente se enfrentarão.

Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.

Confira os clubes brasileiros eliminados na Segunda Fase da Libertadores:

2005

Santo André

2006

Paulista

2007

Internacional

2012

Flamengo

2014

Atlético Paranaense, Botafogo e Flamengo

2016

Palmeiras