Portal Eventos
CONMEBOL Sul-Americana
Em 22 de dezembro de 2017 às 16:50

CONMEBOL erra nome do Bahia na tabela detalhada da Sul-americana; Confira os jogos no Sr. Goool

Clubes brasileiros estrearão na próxima edição do torneio nos dias 11 e 12 de abril

da Redação -

Bahia - A CONMEBOL definiu, nesta sexta-feira, as datas e horários dos confrontos pela Primeira Fase da Sul-americana. Na tabela divulgada pela principal entidade da América do Sul, porém, o que mais chamou a atenção foi a grafia errada do Bahia. O clube brasileiro foi apresentado pela CONMEBOL como "Sport Bahia". Um erro que pode ser interpretado como a junção de dois clubes nordestinos ou como a supressão da letra "e". A tabela completa e o regulamento da Sul-americana já estão disponíveis aos torcedores internautas no Sr. Goool.

O erro no nome do Bahia está tanto na partida de ida contra o Blooming, na Bolívia, em 11 de abril, como na volta em 8 de maio. O documento divulgado pela entidade é assinado por Hugo Figueredo, diretor de competições da CONMEBOL.

Para quem não sabe, como a CONMEBOL, o Esquadrão foi fundado sob o nome de Esporte Clube Bahia. O Tricolor, aliás, não é um completo desconhecido. Pelo contrário. Na própria Sul-americana, o clube brasileiro se prepara para a quinta participação (2012, 2013, 2014, 2015 e 2018). Os outros clubes brasileiros, ao menos, passaram incólumes pela "revisão" da CONMEBOL.

A estreia dos outros representantes nacionais também será na mesma semana do Bahia. O Fluminense começará sua jornada em casa em 11 de abril. O adversário ainda será definido. Já no dia 12, o Atlético Paranaense receberá o Newell's Old Boys na Arena da Baixada. No mesmo dia, o Botafogo pegará o Audax Italiano no Chile e o São Paulo enfrentará o Rosario Central na Argentina.

Campeões!
A CONMEBOL Sul-americana surgiu, em 2002, em substituição a Copa Mercosul. Os brasileiros só entraram na disputa em 2003. Com dois títulos (2004 e 2005), Boca Juniors-ARG e Independiente-ARG (2010 e 2017) são os maiores vencedores do torneio. San Lorenzo-ARG (2002), Cienciano-PER (2003), Pachuca-MEX (2006), Arsenal-ARG (2007), Internacional (2008), LDU-EQU (2009), Universidade de Chile-CHI (2011), São Paulo (2012), Lanús-ARG (2013), River Plate-ARG (2014), Santa Fe-COL (2015) e Chapecoense (2016) têm uma conquista cada.

Em relação aos títulos por países, a vantagem é toda da Argentina com oito conquistas. O Brasil soma três títulos, contra um de Chile, Equador, México, Peru e Colômbia. O vencedor tem o direito de disputar a Libertadores e a Recopa Sul-americana.

Regulamento:
A Copa Sul-americana 2018 terá 54 clubes, sendo que dez terão vagas após eliminação na Libertadores. Na Primeira Fase, 44 clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta no formato de mata-mata. Gol fora de casa será considerado critério de desempate e, se necessário, a vaga será definida nos pênaltis.

A Segunda Fase terá os 22 clubes classificados na Primeira Fase, além de dez clubes da Libertadores - os dois com as melhores campanhas na Terceira Fase e os oito 3ºs colocados na Fase de Grupos. Esta fase também será eliminatória em jogos de ida e volta. Gol fora de casa será considerado critério de desempate e, se necessário, a vaga será definida nos pênaltis.

Com o mesmo formato de ida e volta serão jogadas as oitavas, quartas, semis e final. A final novamente poderá ter confrontos entre clubes do mesmo país. Não haverá mais a obrigatoriedade de, na semifinal, rivais do mesmo país se enfrentarem. O chaveamento será definido por sorteio.

Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão entrará diretamente na Fase de Grupos da Libertadores e ainda terá vagas na Recopa Sul-Americana e na Copa Suruga.