Rio Grande do Sul - Grêmio e Chapecoense são os dois clubes com mais empates na Série A do Campeonato Brasileiro. Não por acaso, os rivais do Sul empataram no confronto do último domingo, por 1 a 1, na Arena Condá, em Chapecó, pela 16ª rodada. O Imortal, no entanto, prefere ficar no 0 a 0. O time do técnico Renato Gaúcho tem cinco empates sem gols no Brasileirão. Diante disso, os gaúchos ostentam a melhor defesa e um dos piores ataques da elite nacional.
O Grêmio empatou seis vezes em 16 rodadas. Em cinco oportunidades, o Tricolor não levou gols e não balançou as redes adversárias. Nem mesmo a Chapecoense, recordista no quesito com oito igualdades, empatou tantas vezes por 0 a 0. Foram apenas três empates sem gols. Com a força no sistema ofensivo - dez jogos sem sofrer gols -, o Grêmio aparece na liderança do quesito. São apenas oito gols tomados. Média de 0,5 por jogo. O líder Flamengo, como comparação, sofreu dez tentos.O problema é que o Grêmio também não tem feito gols. Em sete das 16 partidas, a torcida tricolor não comemorou a bola na rede. O Imortal aparece com o quarto pior ataque do Brasileirão. Grêmio, Santos e Chapecoense fizeram 16 gols e só superam Paraná (8), Ceará (9) - os dois piores clubes da Série A - e Cruzeiro (13).
No próximo sábado, aliás, os comandados de Renato Gaúcho vão encarar o Flamengo na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, às 19 horas, pela 17ª rodada do Brasileirão.